Contacto: 256 046 765 ou 910 228 352
S. João da Madeira / Oliveira de Azeméis / Grijó

Novo Site
www.clinicadafala.com
Curso de Formação e Acreditação nos Instrumentos de Diagnóstico de Perturbações do Espetro do Autismo
ADI-R e ADOS-2
ADI-R (Autism Diagnostic Interview - Revised, Michael Rutter, MD, FRS, Ann LeCouteur, MBBS, et al. 2003)
O ADI-R é uma entrevista semiestruturada, dirigida principalmente aos pais e cuidadores, que permite uma avaliação detalhada de sujeitos com suspeita de uma Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). O seu objetivo é obter descrições detalhadas dos comportamentos e manifestações requeridos para um diagnóstico de PEA. Recolhe informação das áreas da comunicação e linguagem, interação social, comportamentos e interesses repetitivos e restritivos, jogo simbólico e imaginação, bem como outros comportamentos atípicos e habilidades especiais.
ADOS-2 (Autism Diagnostic Observation Schedule – Second Edition, Lord, C. Rissi, S., Lambrecht, L., Cook, E. H., Leventhal, B.L., DiLavore, P.C., Pickles, A. & Rutter, M. 2000)
O ADOS-2 é uma escala de observação semiestruturada e padronizada da comunicação, interação social, o jogo/brincadeira e comportamentos repetitivos e restritivos, utilizada quando há suspeita de uma PEA, desde os 12 meses de idade até à idade adulta. Apresenta várias atividades que desencadeiam comportamentos diretamente relacionados com o diagnóstico de PEA, permitindo também obter informação útil para planear a intervenção.
Objectivos da Formação
-
Oferecer formação específica e obter acreditação para a aplicação dos instrumentos de avaliação de diagnóstico de PEA, ADI-R e ADOS-2, de acordo com os parâmetros internacionais.
-
Capacitar os profissionais para uma melhor e mais eficaz detecção e diagnóstico de PEA
Formadora
Dra. Amaia Hervás (MD, MRCPsych, PhD) psiquiatra infanto-juvenil e Chefe da Unidade de Saúde Mental Infanto-Juvenil do Hospital Universitário Mutua de Terrassa. Especializou-se em psiquiatria de adultos no Saint George´s Hospital (Londres) e posteriormente em psiquiatria Infanto-Juvenil no Institute of Psychiatry-Maudsley Hospital (Londres). Participa em estudos de investigação em Espanha e a nível internacional acerca da epidemiologia e genética da PHDA (Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção) e PEA, tendo várias publicações internacionais relevantes nestas áreas. Está acreditada para ser formadora oficial do ADI-R e ADOS-2 pelos Prof. Anthony Bailey e o Prof. Michael Rutter do Institute of Psychiatry Maudsley (Universidade de Londres). Acreditada como formadora do ADI-R e ADOS pelo Weill Department of Psychiatry of Cornell University - New York
Destinatários
Estes cursos destinam-se a profissionais de saúde que tenham experiência com crianças e/ou adultos com PEA e que pretendam melhorar as suas competências de avaliação e diagnóstico de PEA ou que necessitem de formação em instrumentos de diagnóstico para a aplicação em investigação científica.
Pré-requisitos e acreditação
Os participantes da formação deverão realizar previamente as seguintes tarefas:
ADI-R
1. Leitura da documentação explicativa da prova que será fornecida com antecedência;
2. Cotação da aplicação do ADI-R do DVD que será fornecido com antecedência ;
3. Realizar uma filmagem e respetiva cotação de um ADI-R com os pais de uma criança ou jovem com PEA, pedindo o consentimento por escrito à família para poder usar este material durante a formação.
ADOS-2
1. Leitura da documentação explicativa da prova que será fornecida com antecedência;
2. Cotação da aplicação do ADOS-2 do DVD que será fornecido com antecedência;
3. Realizar uma filmagem e respetiva cotação de um ADOS-2, módulo 1, 2, 3 ou 4, com uma criança ou jovem com PEA, pedindo o consentimento por escrito à família para poder usar este material durante a formação.
Os profissionais que não realizem este trabalho prévio ao curso não poderão receber a acreditação correspondente.