Contacto: 256 046 765 ou 910 228 352
S. João da Madeira / Oliveira de Azeméis / Grijó

Novo Site
www.clinicadafala.com

Serviço Educativo
1º ao 6º ano
Psicologia Clínica

A intervenção da Terapia Ocupacional centra-se nas seguintes áreas:
Crianças e Jovens, Reabilitação Física, Gerontologia e Saúde Mental.
Crianças, jovens, adultos e idosos que apresentem uma incapacidade funcional decorrente de limitações físicas, sensoriais, cognitivas, perceptivas ou emocionais.
Na área de pediatria a Terapia Ocupacional trabalha os componentes sensório-motores, cognitivos, psicológicos e psicossociais. Utiliza a actividade lúdica e o jogo de forma a que a criança/adolescente adquira as competências em défice.
O Terapeuta Ocupacional utiliza técnicas específicas como a Psicomotricidade, a Integração Sensorial, as TND (técnicas de Neurodesenvolvimento), exercícios cognitivos entre outros e actua com crianças/jovens que apresentem problemas ao nível do Desenvolvimento Psicomotor, Perturbações da Comunicação e Relação, Deficiências, Disgrafias, Dificuldades de Aprendizagem, etc.

Terapia da Fala
Terapia Ocupacional

O terapeuta da fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas.
A intervenção é feita junto de crianças, jovens, adultos e idosos nas seguintes áreas:
- Comunicação e Interação
- Linguagem
- Fala
- Voz
- Motricidade orofacial
- Deglutição
Algumas patologias frequentes:
-
Atraso de Desenvolvimento Global
-
Atraso de Desenvolvimento da Linguagem
-
Perturbação articulatória
-
Dificuldades de aprendizagem
-
Dislexia, Disortografia
-
Síndromes
-
Paralisia Cerebral
-
Autismo
-
Gaguez
-
Pós AVC, TCE
-
Alzheimer e Parkinson
-
Patologia Vocal
O Serviço Educativo da CLÍNICA DA FALA pretende dar uma resposta específica aos alunos com dificuldades de aprendizagem (gerais ou específicas – dislexia, disortografia, discalculia…) e aos alunos que pretendem potenciar o seu rendimento académico.
ATENÇÃO! NÃO É UM ATL, mas sim um espaço de aprendizagem e treino escolar para que os nossos alunos atinjam o sucesso rapidamente.
Os Trabalhos de Casa (TPC) assumem um papel muito importante no sucesso académico dos alunos. Não só têm um impacto nas notas escolares como também ajudam os alunos a desenvolverem competências de autonomia, autorregulação da aprendizagem e resolução de problemas. No entanto, estamos conscientes das dificuldades inerentes à dinâmica familiar, muitas vezes provocadas por questões de emprego dos pais, o que limita o tempo para se envolverem com qualidade no apoio/monitorização a esta tarefa.
Neste espaço podem integrar alunos que sejam acompanhados na Clinica da Fala, mas também alunos externos através dos seguintes programas:
ESTUDO ORIENTADO
OFICINAS DE TREINO INTENSIVO
MÉTODOS DE ESTUDO
TREINO PRÉ-ESCOLAR
Estamos certos dos seguintes aspetos:
– Os alunos com dificuldades escolares necessitam de um apoio frequente, intensivo e especializado. Só com estes fatores assegurados é que as dificuldades podem diminuir ou desaparecer;
– Os alunos com dificuldades escolares que estejam apenas expostos ao ensino numa turma, rapidamente se sentem incapazes de acompanhar o ritmo. Deste modo, recebem progressivamente menos instrução, o que se reflete no aumento dramático da distância que os separa dos restantes colegas da turma (Lopes, 2010);
– A conservação da informação será muito mais eficaz em sessões diárias ou algumas vezes por semana (entre 30 a 45 minutos cada) focadas nas áreas em que o aluno apresente as dificuldades;
– Quanto mais precoce a intervenção, menor a probabibilidade de o problema ser cristalizado e de provocar outros problemas nos alunos (problemas emocionais e de comportamento);
– O apoio extra-aula não serve apenas para alunos com dificuldades de aprendizagem. Deste modo, desenvolvemos uma modalidade de apoio para alunos de alto rendimento.
Acreditamos que não existe nada de mais terapêutico para uma criança com dificuldades escolares do que experienciar sucesso escolar. Este por si só será potenciador de bem estar emocional e consequentemente
redutor de problemas comportamentais.
O psicólogo clínico é o profissional de saúde responsável pela saúde mental do indivíduo: antende, ouve e orienta o indivíduo para proporcionar auto-conhecimento e bem estar emocial.
A consulta de psicologia clínica é indicada nas seguintes situações:
-
Défice cognitivo
-
Baixa auto-estima
-
Perturbação da hipertatividade e défice de atenção
-
Perturbações disruptivas do comportamento (oposição, agressividade)
-
Perturbações emocionais (ansiedade, medos, fobias, traumas, stress, luto, divórcio)
-
Perturbações do sono
-
Perturbações de eliminação (enurese e ecoprese)
-
Perturbações alimentares (anorexia e bulimia)
-
Perturbações de humor (depressão e bipolaridade)
-
Orientação vocacional
-
Sessões de relaxamento